top of page
Imagem 021.jpg

VINHOS COLONIAL

O bairro de gastronomia italiana mais conhecido de Curitiba, Santa Felicidade, também é referência em vinhos. Apesar dessa fama, a produção de vinhos, trazidas pelos primeiros italianos em 1878, já está quase extinta no local. Algumas famílias, no entanto, fazem questão de manter a tradição, mas a peste pérola, ocorrida há mais de vinte anos, dizimou os grandes parreirais.​

Muita coisa mudou desde a chegada dos primeiros imigrantes italianos. A tecnologia, mesmo que modesta, está presente nas fábricas de vinho. Na época dos avós de Moacir Caliari(foto), as uvas eram moídas com os pés e o processo todo manual. Hoje, até por uma questão de higiene, não é possível fazer da mesma forma. “Acompanhamos as técnicas mais rústicas e tudo é artesanal. Temos apenas máquinas para moer as uvas. Nas cantinas, o último contato direto com as uvas é na colheita”, explica o filho Paulo César Caliari, que preserva os costumes dos pais.

Na época de moagem e engarrafamento, Moacir e sua esposa, Maria Sunta, além dos filhos, contam com a colaboração de parentes. A produção da família Caliari varia de oito a dez mil litros por ano. Boa parte é destinada ao consumo próprio e o restante é vendido em casa para clientes cativos, que preferem o vinho mais forte. Como não há interferência de equipamentos, cada tonel tem sua própria história. “O próprio tempo altera o sabor, mas há pessoas que valorizam isso”, relata Paulo César. 

 

Também são comercializados geléias, sucos, vinagre e quentão, os quais também podem ser encontrados nas Festas tradicionais do bairro, a Festa da Uva e a Festa do Frango, Polenta e Vinho que acontecem respectivamente nos meses de fevereiro e julho no Bosque São Cristóvão.

 

Inicialmente os produtos eram comercializados sob o nome de "Vinhos Colonial" permanecendo assim até meados de 2009 quando mudou-se para Adega Caliari.

12728898_978728392214874_685935170885099

ADEGA Caliari

A Adega Caliari se orgulha de fazer parte da história de Santa Felicidade, de manter viva as tradições italianas em sua família, tanto na produção e comercialização de seus produtos, mas sobretudo nos costumes familiares.

 

Sempre buscando melhor atender seus clientes e amigos, os "Vinhos Colonial" passou por uma reformulação em sua "imagem" estampada nos rótulos. Uma nova identidade foi criada resgatando a tradição familiar nos produtos comercializados, e da mesma forma, atendendo as exigências do mercado e dos consumidores.

Assim, a Adega Caliari mantém o compromisso da tradição na fabricação de seus produtos com um olhar atento para os novos tempos!!! 

bottom of page